top of page
Foto do escritorLívia Louzada

Experiências culturais e tecnológicas dominam a 22º Feira Internacional do Livro

Atualizado: 7 de jun. de 2024

Dos dias 12/08 a 20/08 em Ribeirão Preto aconteceu a 22ª Feira Internacional do Livro, trazendo consigo uma série de atividades e inovações. O evento sempre se destaca por sua diversidade literária, oferecendo uma ampla gama de gêneros e autores renomados. Entre as atividades notáveis, houve palestras inspiradoras de escritores e jornalistas, debates literários envolventes e sessões interativas de contação de histórias.


No dia 18/8, o Theatro Pedro II recebeu o repórter investigativo Caco Barcellos, em um bate-papo mediado pelo jornalista Guilherme Nali.


“Uma oportunidade única poder conversar com um jornalista como o Caco. São 50 anos só de jornalismo, especialmente produzindo reportagens, um gênero que tem perdido fôlego para as coberturas ao vivo. Realmente, foi uma honra poder conversar de perto com ele”, conta Nali.

O evento contou com profissionais e estudantes da área do jornalismo e comunicação. Caco falou de suas aventuras no programa Profissão Repórter da emissora Globo, suas obras literárias e muito mais.





O novo estande da Barão de Mauá se destacou como um espaço envolvente e interativo em meio à Feira. A universidade trouxe um podcast aberto e quem passava poderia acompanhar o debate. Todos os dias, professores e convidados eram entrevistados, cada podcast com um tema diferente e inovador. Os visitantes puderam explorar áudio-books em totens interativos, e acessar o podcast ao vivo via QR-Code.


Guilherme Moro foi um dos mediadores do podcast de Comunicação do estande, e conta como foi a experiência de ser convidado para mediar ao lado de Ludmila Faria mais uma vez.


“Foi a segunda vez que tive oportunidade de mediar um podcast com a Ludmila. A experiência foi ótima e lidar com as possibilidades da transmissão ao vivo é sempre um desafio. Os professores deram uma aula de conhecimento no decorrer do episódio e puderam agregar valor com seus estudos e lições sobre IA.”

A Feira do Livro é um evento importantíssimo, que traz convidados e reúne apresentações culturais e sociais que agradam os mais diversos tipos de público, de forma gratuita, para os milhares de visitantes que passam por ali em 11 dias de feira.



“A iniciativa já é uma tradição do calendário anual de eventos da Prefeitura de Ribeirão Preto e é importante para os alunos de Comunicação Social terem suas primeiras experiências com reportagens e coberturas de eventos. Fora isso, fica em um local que respira história e cultura, no coração da cidade”, conta Moro.

Guilherme Nali conta a importância que um evento cultural tem para a cidade.


“Quem ganha é a população, que tem oportunidade de ter contato com alguém que contribui tanto com a sociedade e, de certa forma, está inacessível ao grande público.”

Comentários


bottom of page